O que você acharia da ideia de chegar em casa após um longo dia de trabalho e logo ser recebido com a iluminação perfeita, a temperatura que você julga a melhor e, de quebra, sua música preferida tocando, ou sua série favorita prestes a começar? O que você acharia ainda de ter a tranquilidade de liberar o acesso de casa somente a funcionários de confiança e familiares convidados com um simples clique no seu celular? A automação residencial já é uma realidade e proporciona, além de muito conforto, muita segurança para você e sua família.
“Smart homes”, como também são conhecidas, são aquelas casas inteligentes equipadas com eletrodomésticos, eletroeletrônicos e acessórios que oferecem um ou mais recursos de automatização e que podem ser controlados via bluetooth ou internet. Esta tendência vem crescendo a cada dia e o Brasil já vem se destacando no cenário internacional como um dos países com mais consumidores interessados pela automação residencial.
Cada vez mais é possível notar a quantidade crescente de dispositivos domésticos que podem ser automatizados, desde geladeiras a máquinas de lavar. Além de dispositivos novos, para acompanhar a onda da automação, fabricantes já disponibilizam adaptadores que podem converter aparelhos antigos, como aquela vitrola antiga, por exemplo, em um dispositivo automatizado.
Como aplicar a automação residencial na minha casa?
Antes de mais nada, é necessário saber quais equipamentos podem ser automatizados. A complexidade da instalação depende, principalmente, deles. Alguns modelos de lâmpadas inteligentes, por exemplo, é bem simples, bastando apenas rosqueá-las, como qualquer lâmpada comum, instalando, logo depois, o aplicativo que as controla.
O módulo para tornar as fechaduras digitais conectadas à internet e o hub também são de fácil instalação. Porém, é sempre indicado que uma empresa especializada faça esse trabalho, afim de evitar possíveis imprevistos.
Já para se obter um sistema integrado, com equipamentos que exigem certa infraestrutura, conhecimento profissional especializado se torna imprescindível, devido à complexidade na hora da instalação.
Por isso, a dica principal é: contrate uma boa empresa de automação residencial como a Eletrize e prepare-se para dar as boas vindas ao futuro.