As assistentes de voz chegaram a pouco tempo no mercado, relativamente falando, mas já são um sucesso tanto no Brasil, quanto no restante do mundo. 

Com a proposta de facilitar o nosso dia-a-dia, esses programas realizam as mais variadas tarefas através do comando de voz. Graças à sua tecnologia baseada em inteligência artificial, as assistentes de voz garantem uma interação completa e prática com a sua casa, carro, telefone celular e muito mais. 

Mas o que o futuro nos guarda? 

A Juniper Research, empresa de consultoria responsável por pesquisas de mercado e bussiness inteligence, desenvolveu um relatório apontando que esse mercado de assistentes de voz tende a se desenvolver exponencialmente até o final de 2024. Segundo ela, mais de 8,4 bilhões de dispositivos serão consumidos até o final de 2024, superando a população mundial. 

O crescimento esperado é de 113% em comparação aos 4,2 bilhões de dispositivos que deverão ser consumidos até o final desse ano. 

Com a popularização desse serviço, cada vez mais produtos tecnológicos baseados no comando de voz serão desenvolvidos. Por isso, se preparar para o iminente futuro é essencial. 

Quem puxa a fila das assistentes de voz? 

De acordo com a pesquisa intitulada “Mercado de assistentes de voz: estratégias dos players, monetização e tamanho do mercado 2020-2024”, assistentes de voz automotivos e aquelas ligadas à smart TVs serão as responsáveis por puxar a fila.

A explicação do porquê dessa teoria se dá graças à possibilidade dessas assistentes de se “linkar” a outros dispositivos, sem a necessidade de comprar um novo hardware. 

Porém, mesmo com a chegada de novas tecnologias, o comportamento do consumidor também é muito levado em consideração. Como podemos perceber atualmente, por exemplo, menos da metade das televisões com a função de assistente de voz é utilizada dessa forma. 

Segundo James Moar, co-autor da pesquisa, fornecedores que pretendem investir nessa área devem se concentrar em impulsionar o uso dos dispositivos, não apenas promover as vendas. 

Mesmo com o aumento no consumo de dispositivos de assistentes de voz, para a Juniper Research, os smartphones continuarão a dominar esse mercado por tempo indeterminado. 

E no Brasil? 

No Brasil, os números ainda são muito menores, em comparação ao restante do mundo, afinal, as assistentes de voz chegaram por aqui apenas em 2019, falando a nossa língua. Mas, mesmo um pouco atrasados, pesquisas apontam que no último Natal as vendas da Amazon Acho Dos (Alexa) e do Google Nest Mini foram extremamente significativas para provar que os brasileiros seguem a mesma tendência dos demais países. 

Com a popularização de tecnologias similares às assistentes de voz, outros nichos poderão se beneficiar, como é o caso do mercado de automação residencial. 

E você? Conhece ou possui uma assistente de voz em casa? Caso você tenha interesse de tornar a sua casa ainda mais prática e inteligente, não deixe de entrar em contato com a Eletrize. 

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